terça-feira, 31 de março de 2009

A época de ouro da elegância masculina


Fred Astaire (1936)
Não sendo um blog de modas, este também não é um blog sobre marcas. E o que é mais importante: sobre designers aqui nada se falará. É apenas na segunda metade do século 20 que designers & grifes – essa combinação ao mesmo tempo deplorável e omnipresente – começam a rondar como um espectro a cultura da elegância masculina.

A época de ouro da cultura da elegância masculina foram os anos 30 e 40. Essa era uma época em que um verdadeiro cavalheiro não responderia a pergunta “quem é seu alfaiate?” nem mesmo sob tortura. Roupas, a rigor, não tinham marca. Elas nasciam da imaginação de seu usuário, e da habilidade e experiência de seu alfaiate. Olhando filmes, fotos, e ilustrações dessa época, é difícil não ter a impressão de que toda uma cultura da elegância masculina se perdeu...


segunda-feira, 30 de março de 2009

Beau Brummell: sobriedade e discrição...


estátua de Beau Brummell em Londres
Na data de hoje morreu na cidade francesa de Caen, em 1840, George Bryan Brummell, mais conhecido como Beau Brummell. O que compreendemos ainda hoje por elegância masculina - é disso que trata este blog - se deve muito a esse dandy inglês, que viveu entre os séculos 18 e 19. Na verdade, denominá-lo dandy, ainda que correto, poderia induzir a equívocos. Como dandy, ele fazia do culto à própria aparência uma verdadeira obsessão. Mas o que almejava não era a extravagância. Pelo contrario, ele buscava justamente a sobriedade e discrição. Para Beau Brummell, se as pessoas olham para trás quando você passa, isso significa que você não está bem vestido. Brummell, cento e sessenta e nove anos após sua morte, ainda nos inspira porque se vestir bem é almejar a sobriedade e discrição. São esses, pelo menos em parte, os ideais de um verdadeiro gentleman.

A vida de Brummell já foi objeto de várias biografias e alguns filmes. O mais recente é Beau Brummell - This Charming Man (2007).

domingo, 29 de março de 2009

Beau Brummell


George Bryan Brummell
Este é um blog sobre o que permanece por mais de dez anos, e nos inspira por talvez mais de cem...

sábado, 28 de março de 2009

Este não é um blog de modas...


Descartes / 1637
"...até nas modas de nossos trajes, a mesma coisa que nos agradou há dez anos, e que talvez nos agrade ainda antes de decorridos outros dez, nos parece agora extravagante e ridícula..."