quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bolsos do paletó (V)

O tipo de bolso mais formal em um paletó é o que se projeta para dentro, mas sem a aba que o recobre externamente. Diferentemente do bolso sobreposto à lateral do paletó, e do bolso com aba, esse tipo de bolso não perturba, através da adição de novos elementos, a sobriedade do ensemble . Dessa forma, é possível concentrar nossa atenção sobre outros aspectos do paletó.

duas nações separadas pelos bolsos

Tente acrescentar mentalmente as abas que recobrem os bolsos laterais do paletó de nosso presidente ao já quase imperceptível bolso lateral do jaquetão do Príncipe de Gales. O jaquetão possui uma diversidade de elementos dispostos verticais e horizontalmente, como os botões em maior número, além da lapela mais larga e aparente. As abas sobre os bolsos laterais, elegantes e discretas no terno da direita, apenas comprometeriam a elegância do terno da esquerda... e olha que não estou me referindo a posições no espectro de ideologias.


Há, no entanto, uma desvantagem com o tipo de bolso aqui em questão: eles tendem a abrir com o tempo, formando uma espécie de fenda permanente e bem pouco elegante sobre as laterais do paletó, como ilustra a segunda foto do Príncipe de Gales. Por essa razão, em alguns paletós comprados prontos, a abertura do bolso vem costurada, tornando o bolso meramente decorativo.

Mas se você está interessado na funcionalidade dos bolsos laterais, sem abrir mão da elegância, a solução talvez consista em começar a usar em trabalhos de jardinagem aquele paletó que até então você reservava a outros âmbitos de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário