quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jaquetão ou "double breasted"

Príncipe Charles

Um paletó apresenta ou uma única carreira de botões (ou mesmo um único botão), ou duas carreiras verticais paralelas de botões. O segundo tipo é chamado double breasted, mais conhecido em português como “jaquetão”. Paletós desse segundo tipo contêm ou dois, ou três botões em cada carreira vertical. Quatro botões em cada carreira são reservados, de modo geral, aos uniformes da Marinha Britânica. Os jaquetões mais freqüentes são aqueles que possuem três botões em cada carreira vertical. Na verdade, nesse caso, as duas carreiras não são perfeitamente paralelas, uma vez que os dois botões superiores de cada carreira vertical estão mais distantes um do outro do que os demais botões. De modo esquemático, a disposição dos botões de um double breasted é a seguinte:



Apenas os dois botões inferiores do lado esquerdo de quem contempla o paletó são funcionais; os demais servem para conferir
ao paletó a impressão de simetria. Uma vez que a parte frontal esquerda do paletó se abotoa sobre a parte frontal direita, resultando portanto em duas camadas de tecido quando abotoado, o double breasted é um pouco mais quente do que o sinlge breasted, seu primo bem mais convencional com uma única carreira de botões. Repare que a lapela do jaquetão é necessária e incondicionalmente ascendente em sua forma, como se estivesse apontando para o alto, diferentemente da lapela de um single breasted.

Se andar por aí com um paletó convencional inteiramente desabotoado já é dar mostras de deselegância, andar com um jaquetão completamente desabotoado constitui crime de lesa estética, pois a parte frontal do paletó ficará oscilando como as duas metades de uma cortina ao vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário