quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lapela e sua "bouttoniere"

A lapela do lado esquerdo possui uma casa para botão, comumente denominada bouttoniere. Originalmente essa casa era funcional, isto é havia realmente um botão correspondente na lapela do lado direito que se podia abotoar, fechando assim o paletó inteiramente. Na verdade, nesse caso, talvez não devêssemos falar ainda de um paletó, mas de uma túnica. Uma versão da história é que os soldados ingleses costumavam desabotoar os botões superiores de suas túnicas, permitindo que a parte desabotoada se inclinasse lateralmente, formando assim uma lapela voltada para o lado direito, e outra para o lado esquerdo. A túnica parcialmente aberta certamente conferia aos soldados um ar degagé, de conforto e casualidade.

Alfaiates começaram então a confeccionar túnicas – ou talvez paletós – para civis com as laterais já dobradas, uma para cada lado, mas retendo do lado esquerdo o caseado original.
Repare na versão ampliada da foto acima que o caseado é ligeiramente irregular. O caseado de um autêntico paletó sob medida deve ser inteiramente feito à mão. Um caseado perfeito é uma verdadeira arte. Há, inclusive, uma citação famosa de Oscar Wilde que diz o seguinte: "A really well-made buttonhole is the only link between art and nature" (Um caseado bem feito é o único elo entre a arte a natureza).

A bouttoniere perdeu sua função original, mas ganhou uma nova, ainda mais elegante: a de poder abrigar uma pequena flor, como por exemplo o cravo vermelho na ilustração acima. Mas para que a bouttoniere possa desempenhar sua nova função adequadamente é necessário que abaixo dela, por trás da lapela, haja um pequeno laço onde se possa encaixar o caule da flor, pois do contrário ela irá rapidamente tombar para o lado, ou mesmo despencar da bouttoniere.

Um comentário:

  1. Obrigado pelo post!
    Gostei do blog e as vezes dou uma olhada aqui.

    ResponderExcluir