sábado, 18 de abril de 2009

Paletó com barra nas mangas


Calças com barras, formando uma espécie de bainha voltada para fora, não são nenhuma novidade. Menos conhecidos talvez sejam paletós com barras nas mangas, como na foto acima. A presença das
barras nas mangas não impede, evidentemente, que os botões da manga sejam funcionais. No início do século vinte barras nas mangas do paletó foram vistas com mais freqüência, mas elas são usadas ainda hoje, evocando de modo discreto a cultura hípica em que surgiram. O ator britânico John Gielgud é visto em muitas fotos usando paletós com barra nas mangas. O mesmo se pode dizer do pintor Richard Merkin, bem como do criador de James Bond, o escritor Ian Fleming.

John Gielgud

Richard Merkin

Ian Fleming

Existem diversos tipos barras nas magas: retas, curvas, semi-abertas, etc. Converse previamente com seu alfaite sobre qual modelo de barras melhor se adequa ao corte do paletó que você pretende encomendar. A ilustração abaixo dá uma idéia dessa diversidade de formas que as barras podem ter.



Não deve ser uma regra muito estrita, mas conheço um adepto das barras nas mangas do
paletó que é veemente no princípio segundo o qual as barras somente devem ser usadas com calças que também tenham barras, de modo a garantir uma coordenação harmoniosa de formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário