segunda-feira, 11 de maio de 2009

Paletó e calças diferentes (I)

Igor Strawinsky, por Jacques-Emile Blanche / 1915
A palavra “terno” designa uma combinação que, originalmente, envolvia três elementos apresentando mesmas cores e padronagens. Esses elementos eram: calças, paletó, e colete. Embora o uso do colete tenha se tornado cada vez mais raro, a palavra “terno” foi preservada. A palavra em inglês para terno é “suit”, que designa basicamente o mesmo princípio: uma “seqüência” de peças (paletó, calças, e colete) com as mesmas cores e padronagens.

A conjunção de um paletó e calças em cores ou padronagens diferentes não é um terno, mesmo que se trate de uma combinação bastante elegante e formal.


Combinar com elegância calças e paletó diferentes é uma arte que exige sensibilidade para a harmonização de cores que contrastam, sem, no entanto, colidirem. Um clássico é a combinação envolvendo paletó azul marinho e calça caqui, como na pintura acima retratando o compositor Igor Strawinsky. Essa combinação é especialmente atrativa durante o dia, naquelas ocasiões em que um terno talvez pudesse sugerir um excesso de formalidade.

Repare os sapatos bicolores de Strawinsky. Eles
se chamam spectator ou correspondent. O spectator é um clássico que deveria ser visto com mais freqüência, sobretudo no clima de perpétuo verão em que vivemos. Eles existem tanto na combinação de marrom & branco, quanto de preto & branco.

Um comentário:

  1. Sem advérbios desnecessários, cumpre-me dizer que um blog assim tem real utilidade. Afinal, em questões de vestimenta é bom se precaver. Ainda bem que pessoas sensatas entendem que devem socializar informações.
    Muito bom!

    ResponderExcluir