quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sapatos bicolores: "spectator" ou "correspondent"

Faz alguns dias referi-me aos sapatos bicolores, mais conhecidos em inglês como spectator ou correspondent. Trata-se de um velho clássico, fabricado tanto na combinação preto e branco, como marrom e branco. Na década de vinte e trinta spectators eram muito usados por músicos de jazz, evocando o clima de harmonia que vigorava entre negros e brancos nas bandas da época.




Spectators são sapatos para serem usados durante o dia, preferencialmente no verão, pois estão ainda hoje associados às práticas esportivas que os tornaram populares, sobretudo o golfe. Um inconveniente que esse tipo de sapato oferece é o polimento, pois é quase impossível aplicar graxa sobre a superfície de uma cor, sem que ela atinja também a superfície da outra cor. Por essa razão, a graxa mais recomendada para a limpeza e polimento de sapatos bicolores é a graxa incolor.

5 comentários:

  1. E AÍ!!
    ONDE COMPRAR ESTE SAPATO BICOLOR PRETO E BRANCO?
    SHOW!
    OUTRA COISA:É NECESSÁRIO DURANTE O DIA MESMO?
    PARECE QUE O ELVIS USAVA EM SEUS SHOWS Á NOITE E EU TRABALHO COM EVENTOS..D UMA DICA!

    ResponderExcluir
  2. Caro Bolacha1,
    Muito obrigado pelo comentário. Sim, o "spectator" é considerado um sapato para o verão, e costuma ser calçado apenas durante o dia. Sim, se você está realmente disposto a se vestir como Elvis se vestia sobre o palco, seja de dia ou à noite, então não deixe por menos e calce os seus "bicolores" quando bem lhe aprouver. Onde conseguir? O melhor seria encomendá-los de um bom sapateiro, isto é, alguém que ainda exerce o nobre e antigo ofício de fazer sapatos, em lugar de apenas remendá-los.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo, como poderia adquirir um.

    ResponderExcluir
  4. nusssss meu sonho é dançar FUNK SOUL com um sapato desses ^^ vô atras nem q eu tenha que mandar fazer (Agora que sei o nome então).

    ResponderExcluir