domingo, 24 de outubro de 2010

Urdume e Trama do Anarruga

uma velha cadeira de vime em minha sala

É a mesma cadeira em que me sento na sala há já mais de dez anos, mas apenas há poucos dias me dei conta de que o esquema das tranças de vime no encosto da cadeira é o mesmo que caracteriza o padrão de tecelagem do autêntico seersucker ou anarruga. Talvez a única diferença entre a trança de vime na cadeira e o padrão de tecelagem do anarruga, além das proporções, seja o modo de tensionamento.



estrutura do anarruga

Explico-me: o anarruga autêntico tem dois fios no urdeme, que seguem lado a lado verticalmente, para cada fio da trama, que segue horizontalmente. A tensão a que são submetidos os fios do urdume varia conforme vão se formando as listras típicas do anarruga. Depois de concluído o processo de tecelagem, os fios que foram mais esticados tendem a se encolher novamente, e é isso que dá ao seersucker sua textura enrugada.


Mr Braddock e Anarruga
O mesmo efeito ondulado também pode ser obtido através de tratamento químico. Isso torna o processo de fabricação mais barato e bem menos trabalhoso. Mas o resultado final é um tipo de tecido que, embora muito popular e também conhecido como “anarruga”, não se presta realmente à construção de um terno. Na foto acima, Dustin Hoffman, com um genuíno paletó seersucker, interpreta Benjamin Braddock no filme A Primeira Noite de um Homem (The Graduate / 1967).

Nenhum comentário:

Postar um comentário