sábado, 14 de julho de 2012

Contraforte e Calçadeira

corte longitudinal do sapato

A parte do sapato que protege o calcanhar não poderia ter outro nome: "contraforte". Ela está submetida a um esforço extra, pois ajuda a impedir que o sapato se solte do pé. Além disso, a contraforte é importante para uma proteção adequada do calcanhar. Mas apesar do nome, a contraforte não é indestrutível. Pelo contrário, a falta de cuidado com os sapatos a torna especialmente vulnerável, pois muita gente na hora de se calçar acaba pressionando a contraforte para baixo com o pé. Isso pode danificá-la irreversivelmente. 

calçadeiras em chifre polido

A durabilidade da contraforte, e o conforto na hora de calçar os sapatos, dependem de uma medida bastante simples: a utilização da velha e tradicional calçadeira. A calçadeira deve estar sempre à mão na hora de se calçar. Algumas das melhores marcas de sapatos costumam adicionar uma calçadeira à caixa de sapatos, para evitar que eles se deformem prematuramente. As calçadeiras mais simples são de material barato como plástico ou aço inoxidável. Mas algumas calçadeiras são mais elaboradas, em chifre, bambu, ou mesmo prata com cabo de madrepérola, para os mais exigentes.

calçadeira de cabo longo: ideal para idosos
O uso de calçadeiras é especialmente importante na hora de calçar sapatos do tipo oxford ou wholecut, já que eles não possuem as abas laterais, típicas do sapatos do tipo derby. Uma calçadeira de cabo mais extenso permite que você calce os sapatos sem se curvar muito, o que torna a vida idosos um pouco mais fácil nessas horas.

Um comentário:

  1. Interessante o seu blog, já fazia um tempo que você não postava novos textos, lembrando que esse texto trata sobre sapatos, gostaria de tecer um comentário geral sobre o blog, em postagens anteriores você comentou que mandou uma carta a Playboy tratando sobre sapatos e não houve resposta.
    Do jeito que estão as coisas hoje em dia acho que se você mandasse uma carta tratando de Nike Shoks acho que aí sim dariam valor....
    pelo que se observa hoje em dia parece que a Elegância Clássica Masculina se perdeu, o terno que antigamente era sinônimo de distinção com sua variedade de modelos (carreira única, jaquetão e etc..), parece que foi renegado apenas a mediocre posição de roupa "patrabaí (para trabalho haha, só rindo pra não chorar)". Em alguns casos dependendo da ocasião e pessoa ele pode se tornar ironicamente sinônimo de indistinção, podendo ser chamado de crente, segurança e por aí vai..
    Observa-se isso com a quase extinção da figura do alfaite.
    Infelizmente e ironicamente o traje do atual "cavalheiro" distinto, é camiseta polo Nike, a "bombeta" Mormaí e o bizarro sapatenis West Coast, os valores inverteram onde antigamente Y era distinção e X lixo, hoje o X é distinção e o Y "lixo".

    Parabéns pelo blog, aguardo um retorno seu !!

    Meu e-mail é marcosazul32@gmail.com.

    ResponderExcluir