terça-feira, 13 de agosto de 2013

Casa Moreira: calçados sob medida feitos à mão


A Travessa do Ouvidor é uma daquelas ruelas para pedestres escondidas no Centro do Rio de Janeiro. É impossível ignorar por ali a presença de Pixinguinha reproduzido em bronze e armado de um potente saxofone. Menos visível, porém, é a loja reclusa no fundo de um estreito corredor que desemboca na mesma viela. Uma placa esculpida em madeira, pendurada sem alarde no interior da loja, explica aos desavisados: "Calçados sob medida feitos à mão."

Marcelo no comando da Casa Moreira

A Casa Moreira é uma dessas instituições cariocas que se confundem com a história da cidade. Ela dispensa propagandas em jornais ou revistas, pois tem a seu favor mais de setenta anos de tradição e uma legião de clientes. Ela é uma das únicas, talvez a última sapataria da cidade dedicada à confecção de sapatos sob medida de alta qualidade, inteiramente feitos à mão, claro. Cada par é confeccionado para um cliente específico. 

Marcelo, à frente do negócio, mede pé esquerdo e pé direito separadamente, pelo menos duas vezes para não haver erros. Ele risca o contorno da silhueta da planta dos pés sobre uma folha de papel A4. Mais tarde, com base nas medidas tiradas na loja, cada cliente terá eternizada em madeira a "estátua" dos pés, mais conhecida como "forma de sapateiro". A forma é como um cadastro em três dimensões para cada cliente. Uma vez confeccionada e ajustada, ela será a mesma, por anos a fio, independentemente do modelo escolhido pelo cliente em cada nova visita à loja. As formas de madeira são para a sapataria o que os moldes em papel são para a alfaiataria.


A Casa Moreira foi fundada em 1939, no mesmo ano, aliás, em que Pixinguinha adotou para si o imponente saxofone que o acompanharia pelo resto de suas composições. O endereço? Travessa do Ouvidor, 8, sala 101. Telefone: 21 2224-9419.

3 comentários:

  1. Bom saber que o blog está de volta!

    ResponderExcluir
  2. Meu avô fazia sapatos na Casa Moreira; cheguei a fazer um par de botas de hipismo lá e alguns sapatos. O último, porém - a uns seis ou sete anos - ficou uma porcaria. Apertado, mal acabado e muitíssimo caro. Acabei dando, quase sem uso.
    Para sapatos feitos à mão, recomendo a Milan em São Paulo. Estão mais baratos do que os da Casa Moreira, duram uma eternidade, e são extrememente confortáveis - a primeira razão para se usar um sapato feito à mão. E foram elogiados por quem mais entende do assunto: comprei um par de Church's em Londres, e estava calçando um brogue da Milan. O pessoal elogiou muito o sapato (que já tem seus dez anos) e comparou aos melhores italianos.

    ResponderExcluir
  3. Só mais uma coisinha: vi seu post sobre seersucker, que no Brasil ao que parece se chama anarruga (bizarro!). Tem alguma ideia de onde posso encontrar o padrào clássico (branco riscadinho de azul)? Muito obrigado.

    ResponderExcluir