segunda-feira, 20 de abril de 2009

Bolsos do paletó (II)

insuperável Duke of Windsor

O tipo de bolso lateral mais informal em um paletó é aquele diretamente sobreposto sobre o tecido, como ocorre com o bolso de uma camisa social. Se o tecido tiver algum tipo de padronagem, como xadrez ou listras, é imprescindível que a padronagem dos bolsos acompanhe exatamente as linhas da padronagem do restante do paletó. Uma razão para considerar informal o bolso sobreposto é que qualquer objeto que for colocado em seu interior tenderá a estufá-lo como um saco, perturbando, portanto, o efeito de simetria, e interferindo nas proporções do ensemble. Caso haja realmente a intenção de utilizar os bolsos laterais do paletó para transportar objetos relativamente volumosos, o ideal é optar por bolsos que sejam providos de pregas que permitam a expansão do bolso sem chamar muito a atenção, como se pode ver nas três próximas ilustrações abaixo.




Bolsos sobrepostos não são jamais aplicados em um smoking. Bolsos sobrepostos também não são muito recomendáveis para jaquetões, ao menos, é claro, que o jaquetão em questão tenha um corte mais esportivo e casual, como os das duas ilustrações abaixo.


Repare em algumas das ilustrações acima que o bolso superior, onde geralmente se coloca um lenço, pode ter um tipo de construção diferente do tipo de construção dos bolsos laterais inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário