terça-feira, 21 de abril de 2009

Bolsos do paletó (III)


Há um tipo de paletó bastante informal que possui quatro bolsos sobrepostos simétricos, sendo dois superiores e dois inferiores, separados por um cinto que faz parte da própria vestimenta. É desnecessário enfatizar que um paletó como esse deve ser reservado a circunstâncias como viagens ou passeios em que, sem perder a elegância, você pode espalhar pelos diversos bolsos objetos que prefere não ter de levar na mão. Esse paletó é a versão mais urbana de dois tipos de trajes literalmente esportivos: a jaqueta Norfolk e a jaqueta safári.

jaqueta Norfolk

jaqueta Norfolk - frente e costas
A jaqueta Norfolk não costuma ter bolsos superiores, mas os bolsos inferiores são amplos, o que originalmente permitia - e ainda permite - o transporte de cartuchos para armas de caça. A jaqueta Norfolk foi concebida para permitir práticas esportivas em condições climáticas desfavoráveis, sobretudo quando se está sujeito ao frio e à chuva. É nesse ponto que ela se distingue de uma jaqueta bastante parecida, porém mais adequada para o clima úmido e quente da savana: a jaqueta safári.


jaqueta safári

jaqueta safári / Esquire 1943
A jaqueta safári compartilha com a jaqueta Norfolk sua função original, que era a de permitir carregar nos bolsos uma série de apetrechos como cartuchos, bússola, mapas, bloco de notas, etc. que devem estar à mão sem, porém, ter de estar na mão. No entanto, ela é bem mais leve do que a Norfolk, sendo normalmente confeccionada em tecido de algodão.

Tom Cruise no Filme Operação Valquíria
Não é difícil de perceber a conotação militar que a jaqueta safári evoca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário