segunda-feira, 13 de abril de 2009

Lapela

A lapela do paletó – também chamada rebuço – faz parte do corte principal de tecido a partir do qual se monta o paletó. À lapela se acrescenta mais tarde a gola, que é cortada separadamente. Não é por acaso que tanto em inglês quanto em alemão a lapela se denomina também “Revers”, pois ela se forma dobrando uma parte do tecido, que passa a mostrar então seu lado “reverso”. As duas ilustrações acima mostram como a lapela surge na construção de um paletó.

A forma da lapela é um importante elemento na estética do paletó. Seu cumprimento pode variar conforme o número de botões; sua largura, conforme o tamanho dos ombros; e sua inclinação, conforme o tipo de paletó.


Na década de 60 esteve bastante em voga um paletó chamado "Nehru", que não tinha lapela, mas que podia ou não ter a gola. A lapela é tão importante para a impressão geral que temos da estética de um paletó que, a meu ver, é mesmo difícil olharmos para um "Nehru" sem termos a impressão de que algo de essencial e distintivo lhe falta – a lapela.

2 comentários:

  1. Há diversas fotos dos Beatles usando paletós sem gola.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Sim... há diversas fotos deles usando "paletós" sem lapelas. Portanto: "nehrus". M.B.

    ResponderExcluir