domingo, 12 de abril de 2009

Le Corbusier: elegância e proporções

Le Corbusier / 1938

Le Corbusier, assim como Adolf Loos, foi outro importante nome da arquitetura moderna. E assim como Loos, ele também estendeu suas reflexões sobre proporções e formas na arquitetura à cultura da elegância clássica masculina. Le Corbusier criou um sistema de proporções conhecido como “modulor”. Sua idéia era que, assim como alfaiates que são encarregados da produção de roupas personalizadas e “ready-to-wear” têm de levar em consideração que a roupa que fazem deverá servir a diferentes pessoas, dentro de uma determinada gama de estatura e peso, o arquiteto, da mesma forma, tem de fazer portas, vãos, e janelas que sejam adequadas a pessoas de diferentes pesos e estaturas. Por isso, tanto alfaiates quanto o arquitetos deveriam obedecer a um sistema de proporções bem definidas para chegar a resultados que primem pela elegância, seja na produção em massa de roupas, seja na construção de prédios que deverão servir a vários tipos humanos. (ver livro / p. 94)

modulor - sistema de proporções criado por Le Corbusier

As reflexões de Le Corbusier sobre a cultura da elegância clássica masculina não param por aí. Em um texto da década de 50, ele afirma também o seguinte: “O vestuário é a expressão de uma civilização. O vestuário expressa os sentimentos mais fundamentais: através dele mostramos nossa dignidade, nossa distinção ou frivolidade, nossas ambições básicas. Embora padronizada, a roupa masculina não escapa a decisões individuais. Ela, porém, já não é mais adequada. Do que persiste, temos a prova de que a era da revolução nas máquinas ainda não atingiu a maturidade” (ver livro). Le Corbusier parece ter reconhecido que a produção industrial de roupas masculinas somente alcançaria maturidade a partir do momento em que elas fossem produzidas com a aplicação das mesmas proporções harmônicas que conferiram às suas construções a elegância e sobriedade que as tornaram marcos da arquitetura do século vinte.

Talvez seja desnecessário mencionar ainda que além de ter sido um grande arquiteto, Le Corbusier era também conhecido pela elegância e panache com que se vestia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário