sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Seersucker suit: o terno de anarruga

Terno de anarruga

O calor pode ter recrudescido um pouco neste final de fevereiro, mas a questão sobre as roupas mais adequadas para serem utilizadas durante os dias mais quentes do ano, sobretudo entre os homens que costumam vestir ternos por razões profissionais, permanece. Durante o verão, além do paletó sem forro, como sugeri em uma postagem anterior, há ainda uma outra alternativa ao terno convencional de lã, a saber: o terno de anarruga. Em inglês ele é conhecido como seersucker suit.


A superfície ondulada promove a transpiração

Anarruga é um tipo de tecido de algodão que apresenta uma textura enrugada. São as as ondulações sobre sua superfície que tornam o tecido de anarruga especialmente apropriado aos dias mais quentes e úmidos do ano, pois elas permitem a circulação de ar sob a roupa, promovendo assim a transpiração e amenizando a sensação de calor.


Senadores americanos posando para o seersucker day / junho 2006

O seersucker suit é, na verdade, um ícone do guarda roupa masculino americano. Assim como os advogados do Rio de Janeiro, os congressistas americanos às vezes sofrem durante o verão. No entanto, ao invés de pleitearem o uso facultativo do terno durante esse período, eles propuseram há alguns anos uma solução a meu ver bem mais elegante: a instituição do seersucker day. Na última quinta-feira de junho, que coincide com o início do verão no hemisfério norte, os senadores são encorajados a vestirem o tradicional terno de anarruga.

3 comentários:

  1. Great article Marcel! I think it should be translated into English and - or German. Unfortunately, my Portuguese is not good enough in order to accomplish this task.

    Regards, Raphael - Gentleman's Gazette

    ResponderExcluir
  2. Dear Raphael, thanks for this. Yes, it it is my intention to write a longer version of that text in English some time in the future. What a great blog you have! I shall endeavour to visit it more often henceforth.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog foi um achado. Estou devorando o arquivo. Muito bom Marcel, parabéns.

    ResponderExcluir