quinta-feira, 25 de março de 2010

Formas para conservação dos sapatos

Sapato com forma
Recentemente, na postagem sobre galochas, referi-me à cultura do desperdício que vai tornando quase tudo descartável, inclusive sapatos masculinos. Um autêntico sapato de couro custa, de fato, mais do que um similar de couro sintético. Mas se fizermos as contas na ponta do lápis, o sapato de couro acaba saindo mais em conta, pois costuma ter uma vida útil bem mais longa. Mas para que os sapatos possam realmente proporcionar longos anos de satisfação e elegância, é preciso tomar alguns cuidados.


Um ponto importante é não usar o mesmo par de sapatos todos os dias. A umidade que se acumula no interior dos sapatos precisa de algum tempo para ser completamente devolvida para o ambiente. O acúmulo da umidade no interior dos sapatos contribui para a gradual deterioração do couro. Por isso, é importante introduzir um esquema de rodízio entre os sapatos. Sapatos de qualidade exigem também a utilização de “formas”. Elas devem ser inseridas nos sapatos assim que eles são retirados dos pés. A forma impede que o couro vá se deformando lentamente enquanto o sapato não está em uso. Evidentemente, é preciso escolher o modelo de forma que melhor se adapta ao formato dos sapatos. O ideal é ter os sapatos à mão - ou nos pés - na hora de comprar a forma, para ter certeza de que ela tem o formato e o tamanho adequados. Algumas marcas costumam oferecer, para cada modelo e tamanho de sapato, a forma correspondente.

3 comentários:

  1. CARO MARCEL PODERIA POR FAVOR ME INFORMAR ONDE POSSO ADQUIRIR ESTES TIPOS DE FORMAS PARA SAPATO EMAIL,SITE,TELEFONE.ATT:MOISES

    ResponderExcluir
  2. Caros Moises, sugiro que você procure por "shoe tree" no Google e compre por cartão de crédito em algum site internacional de sua confiança. Até mesmo a Amazon - a famosa livraria - vende esse tipo de produto. Certifique-se de que o número do sapato corresponde ao número da forma. A forma não pode entrar muito apertada no sapato, mas também não muito folgada.

    ResponderExcluir
  3. Marcel, muito relevante o seu comentário sobre a cultura do desperdício. Sugiro também optar por formas de cedro (cedar tree). A madeira ajuda a absorver a humidade, bem melhor do que o plástico.

    ResponderExcluir