sexta-feira, 19 de março de 2010

Um chato de galochas (II)


galochas da marca Tingley

Não há nada de errado em ser um chato de galochas, contanto, é claro, que você possa manter secos seus sapatos mesmo sob um forte temporal. As galochas antigas costumavam ser mais volumosas, e já vão algumas décadas elas caíram em esquecimento. Mas não devem ter sido apenas razões estéticas que contribuíram para o gradual declínio das galochas. A cultura do desperdício tornou os sapatos itens praticamente descartáveis. Por isso, poucos homens ainda têm o hábito de manter seus sapatos em bom estado por anos a fio, como se fazia antigamente, até que eles adquiram a pátina característica do couro envelhecido.



John Lobb: galochas para modelos específicos

Contudo, a utilização de materiais mais finos e flexíveis na confecção de galochas, aliada a uma gradual reação à cultura do desperdício, vêm contribuindo para o retorno desse velho item do guarda-roupa clássico masculino. Algumas marcas, inclusive, como a renomada inglesa John Lobb, possuem galochas específicas para alguns de seus modelos de sapatos mais nobres.

3 comentários:

  1. Tá, legal. Mas onde encontro galochas à venda aqui, no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Caro Danilo, obrigado pela mensagem. Entre as marcas de galochas mais conhecidas estão a "Swim" e a "Tingley". Geralmente o serviço de compra online para esse tipo de produto, com pagamento por cartão de crédito, funciona sem dificuldades. Para pesquisar em sites em inglês, tente "galoshes" ou "overshoes".

    ResponderExcluir
  3. Prezado Marcel Basthos, Quero, primeitamente parabenizá-lo por esta matéria que fala sobre "O verdadeiro bom gosto e elegancia do homem de boa estampa e fino trato".
    Tenho 60 anos e minha geração ja não usava galhochas, porém as conheci muito bem, pois meu avô um homem elegante as usava nos dias chuvosos. Eu nunca mais esqueci da sua imagem.
    Quando vi aqui no seu blogue a John Lobb voltei ao meu passado e reconheci exatamente sendo as galchas de meu avô.
    Hoje tenho uma dúvida sobre a encomenda do número certo para calçar o sapado. Suponho que seja pelo menos um ou dois número acima do numero de seu sapado normal.
    Voce que é experiente poderia me dar uma ajudinha? Eu calço 40, devo encomendar que número de galhocha, no caso da Jho Lobb?
    Meu Email é: macedoperon@gmail.com
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir