domingo, 3 de outubro de 2010

Gravatas Regimentais: Qual é o seu clube?

Professor da Universidade de Oxford ou da Universidade de Yale?
Num dia como este, em que todos correm às urnas para decidirem os rumos do país, esta postagem poderia enganar. Não se trata, no entanto, de campanha eleitoral. Políticos costumam usar gravatas, sobretudo em situações oficiais. Gravatas regimentais, com listras em diagonal, costumam ser uma opção criativa. Bem coordenadas e de boa qualidade, elas contribuem significativamente para a elegância de quem as utiliza.
Gravatas da Universidade de Oxford

É preciso ter em mente, porém, que gravatas regimentais tiveram sua origem em clubes e associações desportivas britânicas. Ainda hoje, diversas faculdades, regimentos militares, corporações e grêmios possuem suas próprias combinação de listras, o que permite a membros de um mesmo grupo se reconhecerem imediatamente. A Universidade de Oxford, por exemplo, possui vários modelos de gravatas para cada um de seus “colleges”. A gravata do Magdalena College é a de número vinte na ilustração acima – a segunda da direita para esquerda na penúltima fileira. Ela é bastante parecida com a gravata da renomada Universidade de Yale, nos Estados Unidos, diferindo apenas na direção das listras, descendentes da esquerda para a direita.


Gravata da Universidade de Yale

Não há nada de errado em desfilar por aí com gravatas regimentais que, a rigor, eram ou ainda são prerrogativas de um determinado clube ou associação. No entanto, diplomatas e políticos, especialmente chefes-de-Estado em missões oficiais no exterior ou em fotos oficiais de circulação internacional, deveriam evitar o constrangimento de serem reconhecidos publicamente como membros de grupos de que, de fato, não fazem parte.

2 comentários:

  1. Os funcionários da Drogaria Araújo em Belo Horizonte usam Harvard ties - incomodamente parecidas com as da minha alma mater em Cambridge, que ao invés de azul e vermelha, são azul, vermelho e dourado ( não é atoa que Harvard fica em Cambridge, Massachussets; Harvard é meio "filhote" da Cambridge original). Ganhei uma gravata de Harvard como "irmão" honorário e a usei com orgulho, até ver que... tinha virado um gerente de farmácia (nada contra, mas... copyright, mesmo simbólico, é de rigueur).

    ResponderExcluir