quinta-feira, 21 de junho de 2012

Roupas de mármore e bronze sob medida...

Estátua de Dom Pedro II em Sergipe - Obra de Leo Santana, 2006

Para a história da elegância clássica masculina, estátuas são, em minha opinião, um material fascinante, pois a maior parte do bronze ou do mármore que se vê dão forma não tanto à pessoa figurada, mas à roupa que ela veste. É como se, para o escultor, a obra se transformasse em uma peça de alfaiataria. Mas isso exige, evidentemente, atenção às formas e proporções específicas de cada tipo de vestimenta.

carreira vertical de botões ausente

Em uma estátua de Dom Pedro II em Sergipe há uma falha que certamente não teria escapado aos olhos dos contemporâneos do último imperador. A estátua deveria ser reconduzida ao ateliê do escultor como quem devolve um paletó defeituoso ao seu alfaiate. Ela mostra Dom Pedro II com um colete tipo "jaquetão”, que deveria, portanto, ter duas carreiras verticais de botões. Contudo, vê-se apenas uma das carreiras de botões na obra. Para que a outra carreira de botões estivesse oculta sob a casaca, o colete teria de ter outras proporções.

Colete com duas carreiras de botões

Goethe e Schiller (à direita) em Berlim

Detalhe do colete tipo jaquetão de Schiller
As imagens acima - a de um busto desconhecido, e a da estátua de Goethe e Schiller em Berlim - ilustram bem o que quero dizer: repare que tanto no busto quanto na estátua de Schiller (à direita) vê-se um colete tipo jaquetão, com as duas carreiras de botões bem visíveis, diferentemente do que ocorre com a estátua do pobre do Dom Pedro II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário