quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sapatos para usar em casa (II)

contracapa de Churchill Style, de Barry Singer

Deve haver algo de mais interessante em um livro do que a reprodução de sua contracapa, mas é isso o que eu gostaria de mostrar a título de complemento à postagem anterior. A contracapa do livro Churchill Style: The Art of Being Winston Churchill (2012), de Barry Singer, mostra um par de slippers, ou sapatos para usar em casa, com as iniciais do famoso estadista britânico. Churchill, como se sabe, venceu muitas batalhas, perdeu algumas, mas em seu estilo ele era único e imbatível. 

O par de sapatos da contracapa foi feito - sob encomenda, claro - pelo lendário sapateiro Nikolau Tuczek, em 1950. Vejam que é importante não usar falsos eufemismos aqui: Tuczek não era um designer, mas um profissional que fez de seu ofício uma arte. Designers são uma classe inferior e bem mais recente. Eles escondem a falta de talento e os anos de experiência que lhes faltam sob a fachada de um neologismo reproduzido todos os dias em um sem número de revistas e entrevistas. Mas este blog não é sobre designers, fiquem sabendo, mas sobre alfaiates, sapateiros, camiseiros, chapeleiros e artistas, quase sempre anônimos, da elegância clássica masculina. 

A firma de Tuczek foi incorporada à não menos lendária Lobb em 1970. Mas as criações de Tuczek são, ainda hoje, disputadas em leilões na internet. Os livros de registros de sua firma poderiam talvez ser lidos como um capítulo à parte na história do século XX, pois o patronato de Churchill aparece junto ao de outros monumentos de uma era. Não deve ser por acaso, inclusive, que os livros de registros de Tuczek  foram mais tardes incorporados ao National Archives da Inglaterra. 

Sapatos para se usar em casa, como se vê, fazem parte da história de uma época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário