terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sapatos para usar em casa (I)

sapatos para usar em casa, e somente em casa

Na postagem anterior, eles apareciam refletidos no espelho da loja em que foram encomendados. No início do ano, fora do país, e agora com temperaturas mais baixas na Serra de Petrópolis, eles têm prestado um grande serviço. Sapatos para se usar em casa, e somente em casa, são daqueles artigos que aliam elegância à satisfação de estar em casa. Mas eles já foram mais populares.


capa de Evening Post, por Norman Rockwell em 1959

Havia  aqueles, como os de Winston Churchill e Douglas Fairbanks, com iniciais gravadas sobre a ponta; ou alguns mais discretos, como os que aparecem em uma conhecida ilustração de Norman Rockwell para a capa da revista americana Evening Post, de 1959. O conforto e casualidade que os sapatos da ilustração evocam são indissociáveis da imagem do jornal de domingo espalhado pelo chão, da xícara de chá que se bebe aos poucos, ou do cigarro que se esquece no dedo enquanto o mundo ao redor segue seu curso.

Sapatos para se usar em casa, como os da foto acima, não são mais baratos do que aqueles que você encomendaria para algum casamento. Contudo, longe do suor e poeira, e protegidos da batalha urbana de todos os dias, eles podem muito bem lhe prestar o mesmo serviço por anos a fio, e talvez durar até mais do que qualquer casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário