domingo, 5 de abril de 2009

“Sob medida” vs. “Feito para medir”


Deve estar claro que um terno feito inteiramente sob medida é incomparavelmente superior a um terno comprado pronto, contanto, evidentemente, que o material utilizado seja de qualidade, e seu alfaiate tenha feito todos os ajustes para que o terno tenha um caimento impecável. De um terno sob medida o que se espera é que ele se ajuste ao seu corpo, e não que seu corpo se ajuste a ele. À exceção talvez dos modelos de propaganda, cujas fotos geralmente recebem toda sorte de maquiagem digital, ninguém conta realmente com um corpo simétrico, de proporções apolíneas. O terno sob medida torna discretas aquelas desproporções e assimetrias que um terno comprado pronto apenas tende a acentuar.

Ocorre, no entanto, que nem todo terno “sob medida” é realmente um terno “sob medida”. E agora é preciso inventar em português expressões que já se consolidaram em outras línguas. Explico-me: em inglês, “sob medida” se chama bespoke, porque o alfaiate combina com seu cliente todas as características que o terno deve ter. Mas existe um outro tipo de serviço que, embora similar, recebe em inglês um outro nome: made to measure (“feito para medir”, ou “personalizado”). O terno "feito para medir" é na verdade um terno de fabricação industrial, mas produzido a partir de algumas especificações feitas pelo cliente, incluindo suas medidas. Nesse caso, não há propriamente o envolvimento de um alfaiate, encarregado de desenhar um molde e de acompanhar todas as provas. Na verdade, na confecção de um terno “feito para medir” abre-se mão de todo o processo de provas sucessivas, que são indispensáveis na confecção de um terno “sob medida”. Como o modelo que é utilizado na fábrica é um modelo padrão, não se deve esperar, no caso do terno “feito para medir”, que ele se modele ao corpo do cliente como um autêntico terno “sob medida” se ajustaria.

Algumas lojas oferecem a seus clientes ternos "feitos para medir" como se fossem autênticos "sob medida". Até mesmo na Inglaterra tem havido litígios sobre o uso das expressões bespoke e made to measure (ver reportagem). Na dúvida sobre se o terno que lhe é oferecido em uma loja é, de fato, “sob medida”, e não “feito para medir” (ou "personalizado"), pergunte se um alfaiate traçará o molde, e quantas provas serão necessárias. A promessa de que você estará livre do “incômodo” das provas, e de que o terno estará pronto em poucos dias, é um indício de que o terno em questão é “feito para medir”, e não “sob medida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário