domingo, 15 de novembro de 2009

Copacabana, calor, e elegância


Jean Paul Sartre & Simone de Beauvoir em Copacabana

Ainda não começamos realmente o verão, mas alguns dias já se tornaram tórridos. A praia, como sempre, é uma opção. Engana-se, porém, quem pensa que, sob o sol, quanto menos roupas trajamos, mais confortavelmente suportamos o calor. Pelo, contrário. A exposição da pele diretamente ao sol apenas acentua a sensação de calor e de mormaço, sem mencionar o fantasma do câncer de pele. Há séculos os beduínos já se deram conta de que a lã é um excelente isolante térmico, protegendo-nos não apenas do frio, mas também do calor. Para isso, porém, é necessário que a malha seja relativamente aberta, para permitir a ventilação e transpiração, diferentemente, aliás das tais “super 100”, “super 150”, etc. que, apesar de leves, não facilitam muito a transpiração.

Terno de Linho em Copacabana

Uma outra opção para os dias quentes é o bom e velho terno de linho. O linho, como se sabe, se amarrota com muita facilidade. Mas isso faz parte da estética das roupas de linho. Lembro-me de ter lido uma vez que havia uma época em que eram bem mais comuns os ternos de linho no Brasil. O amassadinho era considerado tão indispensável que muitos homens, depois de retirá-los da lavanderia, costumavam rolar com seus ternos na cama, apenas para garantir que não teriam a impressão de muito novo, muito engomadinho.

Um comentário:

  1. Caro Marcel

    Realmente concordo com a sua afirmação acerca da protecção, no calor, do vestuário; embora no frio isso seja mais evidente, logo agora que deste lado começa o Inverno e as temperaturas (Portugal e Europa) estão bastante abaixo do zero.
    Quanto aos tecidos Super...'s, será que isso acontece porque os processos de fabrico do vestuário, actualmente,recorrem,quase sempre às telas termocolantes?
    No bom velho método dos alfaiates, as entretelas utilizadas,com fios naturais, deixam os tecidos respirarem e ficam com boa ventilação.
    Ao linho acrescentemos o algodão; também é super confortável.
    Como tem sido habitual,um post com bom gosto.
    Cumprimentos
    Alfaias

    ResponderExcluir