sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O nó de Windsor não é de Windsor


O “four-in-hand” e o “Windsor” sãos os tipos de nós de gravata mais comuns. O segundo é um pouco mais elaborado e seu nome resulta de uma homenagem ao Duke of Windsor, que abdicou em 1936. O mais interessante, no entanto, é que o Duque não inventou esse nó, e além disso não tinha nenhuma predileção especial por ele. Em suas memórias ele conta como surgiu a confusão: “... eu não fui de modo algum responsável por isso. O nó ao qual os americanos deram meu nome era um nó duplo em uma gravata estreita – um Slim Jack, como ele é às vezes denominado.” O nó que o Duke realmente usava era o four-in-hand, ou seja, o nó simples e que é utilizado pela maior partes dos homens. A diferença era o enchimento que conferia à sua gravata um volume superior ao das gravatas tradicionais. Os americanos, achando que o volume da gravata provinha do nó, acabaram então inventando um nó diferente e atribuíram equivocadamente ao Duque a sua criação. Eu, de minha parte, prefiro o tradicional four-in-hand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário